20 de agosto de 2017

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Liderança, coaching e desenvolvimento de equipe com foco em resultados – 24 horas

Liderança, coaching e desenvolvimento de equipe com foco em resultados

APRESENTAÇÃO

O exercício da liderança é fundamental para o sucesso de empresas, nações e organizações, pois são os líderes que tornam possível e efetivo o trabalho em conjunto, dando às pessoas objetivos e valores comuns, a estrutura certa e o treinamento e desenvolvimento de que precisam para agirem adequadamente e atuarem com propriedade face às mudanças e inovações a que estão continuamente expostas. Assim, a velocidade dos acontecimentos, a concorrência entre empresas e a necessidade permanente de melhoria da qualidade, produtividade, inovação e mudança, fazem com que as empresas tenham que estar em processo contínuo de desenvolvimento e aperfeiçoamento. E isto só é possível através da excelência da liderança. A formação e o desenvolvimento de líderes, portanto, é de importância capital para a sobrevivência e crescimento de uma empresa num mundo em que a competição assume dimensões globais. E entre as competências fundamentais para o pleno exercício da liderança estão as habilidades de coaching e o desenvolvimento de Equipe.

Por outro lado, estamos na era do trabalhador do conhecimento e é neste contesto que surge a necessidade do líder Coach. O coaching está baseado no desenvolvimento do potencial e não no que cada pessoa está realizando no momento. Assim, o objetivo final do coaching é que cada pessoa encontre a forma de ser o melhor que puder ser. O coaching ensina a pensar. Não dá respostas ou ensina o que fazer

As equipes são parte essencial do modo de se estruturar uma organização e de se fazer negócios. Um estudo sobre as 500 mais da revista Fortune revela que 80 por cento das empresas listadas adotaram o trabalho em equipes, pois equipes bem desenvolvidas são capazes de melhorar o desempenho dos indivíduos e são o fundamento da sinergia organizacional.

OUTRAS CONSIDERAÇÕES

  • Nível de aprofundamento: formação
  • Resultados esperados: Melhorias no alinhamento das metas pessoais com as metas da organização
  • Competências a desenvolver: Foco em resultados
  • Necessidades da organização/justificativas: Potencializar as competências e habilidades da gerência, pela ferramenta de Coaching, promovendo a melhoria das relações interpessoais e intrapessoais no processo de gestão estratégica de pessoas

A quem se destina                                                    

O curso é voltado para Executivos, Diretores, Gerentes e Supervisores de todas as áreas e atividades da organização.

A todos os que necessitam, em decorrência de suas funções, conhecer os procedimentos e técnicas avançadas de liderança, coaching e desenvolvimento de equipe.

OBJETIVOS GERAIS                                                      

► Fornecer princípios e práticas que possam ajudar os participantes a terem insights, fazerem auto avaliação e identificarem novos caminhos a serem seguidos no exercício da liderança.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS                                          

► Identificar o papel e as funções do líder na era do conhecimento

► Desenvolver uma nova forma de liderança: o líder Coach, ou o líder como treinador

► Desenvolver Visão do futuro e obtenção de resultados

► Mostrar os fundamentos do desenvolvimento de equipe

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Os Princípios Universais da Liderança Empreendedora indispensáveis para a Construção do Futuro
  • Os oito papéis da liderança efetiva
  • A visão do futuro, áreas de resultados, determinação de objetivos e obtenção de resultados
  • Clima e cultura organizacional. O modelo das sete dimensões
  • As novas funções da liderança na era do trabalhador do conhecimento. O líder como educador
  • Os estilos de liderança: modelo ideal, situacional e holístico-situacional
  • Status e poder. O poder nas empresas
  • O processo de motivação e desmotivação. Antes de motivar, veja o que desmotiva
  • Os fatores determinantes da liderança efetiva e as competências de relacionamento
  • Liderança, motivação e coaching.
  • O coaching formal e o informal
  • As etapas do processo de coaching
  • O coaching e a função das perguntas
  • O processo de comunicação
  • A comunicação e a Janela de Johari
  • Comunicação interpessoal e intragrupal
  • Barreiras às comunicações. Princípios de comunicação
  • Estabelecimento de planos de ação visando a obtenção dos objetivos almejados
  • O líder e a equipe. Fases do desenvolvimento da equipe
  • Definição de objetivos;
  • Fatores determinantes do desempenho de uma equipe. Dimensões das equipes
  • Necessidades básicas dos participantes de uma equipe
  • Coesão, normas de desempenho e os problemas do pensamento grupal
  • Diagnóstico da problemática individual, intragrupal e intergrupal
  • Indicadores da produtividade grupal;
  • Análise dos obstáculos organizacionais ao desenvolvimento de equipe
  • Reuniões produtivas: Como organizar uma reunião. Os 4 papéis existentes
  • Quando não fazer e quando fazer uma reunião
  • Conflitos e a integração inter-equipes
  • Principais dificuldades à integração inter-equipes
  • Estabelecimento de planos de ação visando a obtenção dos objetivos almejados.

METODOLOGIA

A metodologia é dinâmica e participativa, baseada na Aprendizagem Vivencial da University Associates, com base em casos, simulações e jogos de negócios. O balanceamento teoria/prática é de 20/80. Após cada atividade prática, haverá análise da condução das negociações e do que poderia ter sido feito para atingir melhores resultados.

CARGA HORÁRIA                                                           

O curso terá a duração de 24 horas.

PROFESSOR – JOSE AUGUSTO WANDERLEY        

Consultor em Excelência de Desempenho, Administração do Tempo, Negociação, Solução de Conflitos, Mediação, Coaching e Liderança. Mestrado em Engenharia Industrial, PUC-RJ. Extensão em Organizational Behavior and Development, Pace University, EUA. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, SBPL-SP. Formação e Certificação Internacional em Coaching Integrado, Integrated Coaching Institute. Já conduziu mais de 1.000 Seminários para mais de 20.000 participantes em empresas e instituições como: Furnas, Petrobras, Vale, Nestlé, Rhodia, DuPont, AmBev, Aracruz, BNDES, FINEP, Banco Itaú, Bradesco, Caio, Bayer, Coca Cola, Embratel, HSM, INAp – Instituto de Neurolinguística Aplicada, Ibmec, Fundação Getúlio Vargas (Escola Interamericana de Administração Pública e Escola de Pós-Graduação em Economia), Firjan, Faculdade Cândido Mendes (CPGE – Centro de Pós-Graduação e Extensão), UNIRIO, IBAM, Henkel, Módulo, Volvo, Shell, Tess, Petróleo Ipiranga, Usiminas, Universidade Algar, White Martins, TV Globo e Globosat.

Palestrante, entre outros, no I, II, III e VIII Congressos Latino-Americano de Programação Neurolinguística, III Simpósio Internacional de Coaching, 1º Congresso Nacional de Terceirização e Gestão de Serviços, 13º Congresso Nacional de Remuneração e 35º CONARH ABRH.

É autor do livro: “Negociação Total – Encontrando Soluções, Vencendo Resistências, Obtendo Resultados” – (Editora Gente, 23a edição), indicado no site da Exame como um dos melhores livros para quem quiser negociar melhor. Þ

Tem artigos publicados no jornal O Globo, Jornal do Brasil, Estado de São Paulo e revistas Tendências do Trabalho, Informativo ADN/COAD, T&D – Treinamento & Desenvolvimento, VendaMais e Profissional & Negócios.

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