22 de outubro de 2017

Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Finado

Finado significa “que se finou, morto”. Pode ser uma pessoa, um relacionamento ou um negócio.

Especialmente nos momentos de adversidades temos visto uma grande quantidade de empresas perecendo, encerrando suas atividades. O mesmo acontece com vários profissionais, sejam eles de nível técnico, sejam de nível superior.

Assim como na vida as empresas também passam por momentos. No início do negócio o proprietário ou empreendedor a cerca de muitos cuidados. Pouco diferencia um domingo de uma terça-feira; todo dia é dia de trabalhar, de se dedicar e de estudar. Mas com tempo vem épocas de maturidade e, em geral, a empresa começa a se equilibrar sob todos os aspectos, inclusive o financeiro. É neste momento que começa o risco: o gestor relaxa, começa a se distanciar dos negócios e acredita que doravante a empresa caminhará sozinha. Ledo engano, a supervisão e orientação do líder deve ser constante. Jamais ele pode se distanciar sob pena de deixar de enxergar ameaças e oportunidades.

Como na vida, precisamos sempre de atenção. Uma dor, uma tosse pode ser indício de algo maior. Uma reclamação, um negócio mal feito tudo deve ser analisado e avaliado. O que hoje é um pequeno caso do dia-a-dia, se não for cuidado, poderá se transformar em algo grande que poderá abalar a saúde da empresa.

Por isso é tão importante treinar, capacitar e reciclar as equipes. Por isso é tão importante estudar, analisar e acompanhar atentamente a empresa. Em hipótese alguma pode-se deixar que a doença se instale pois, uma vez doente, uma vez em dificuldade, pode virar uma crise e até levar a óbito, isto é, ao fechamento da empresa.

Cuidar da sua profissão com carinho e se dedicar é o melhor caminho para ser sempre um profissional de mercado.

Cuidar da sua empresa com zelo e atenção também é o melhor caminho para a perenidade dos negócios.

E estar sempre aberto para o novo, possuir resignação e capacidade de adaptação são receitas infalíveis para que sua empresa jamais se torne história, jamais seja um finado.

Fulvio Ferreira

Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista.

 

Related posts