20 de agosto de 2017

Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Black Friday

Nos últimos dias tem se falado em Black Friday com tanta naturalidade como se o evento fosse muito comum ao brasileiro.

Black Friday, ao pé da letra, significa sexta-feira negra. Este termo, na língua inglesa, surgiu nos Estados Unidos para designar o dia após ao Dia de Ação de Graças que é comemorado hoje; cuja origem remonta o tempo das colheitas.

Durante algum tempo esta sexta-feira, entre feriado e o sábado, foi marcada por arruaças, confusões e congestionamentos nas ruas de muitas cidades americanas. Tempos depois o comércio se aproveitou do termo, black friday, para designar um dia inteiro de promoções com preços muito baixos de mercadorias antigas, de estoque velho que, sendo liquidado nesta data, daria espaço às novidades que chegariam para o Natal.

No Brasil e em muitos países do mundo este evento chegou basicamente por intermédio do comércio eletrônico mas, em pouco tempo, se alastrou pelo comércio físico.

Porém ficou comum estender a promoção além de um dia. Há lojas que fazem promoção por uma semana inteira. Há casos de promoção durante um mês, sempre na esteira do Black Friday.

Uma coisa porém não pode ser esquecida. Black Friday é sinônimo de promoção e não de enganação. A empresa que quiser entrar na onda precisa ser honesta, transparente. Nada de subir o preço da mercadoria para depois aplicar um desconto grande e falar que é “loucura total”, “um dia inteiro de grandes descontos”. Só entre nesta promoção se a empresa possuir estoque suficiente para suportar uma promoção e, principalmente, se houver margem de lucro para aplicar descontos reais e convidativos.

Para o cliente sugiro pesquisar preços. Apesar da promoção não ter espaço para produtos com vícios, a Legislação, via de regra, não obriga as lojas a trocarem mercadorias cuja cor não agradou ou o tamanho não serviu por exemplo.

Assim, já que estamos às portas do Natal a Black Friday se apresenta como uma ótima opção de compras porque vai oferecer boas opções de compras e com preços bem promocionais.

Fulvio Ferreira

Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista.

Related posts